Gestão do Stress no Trabalho

Enquadramento

Todos os locais de trabalho estão potencialmente expostos a fatores de risco de natureza psicossocial, principalmente no contexto de trabalho atual, caracterizado por um aumento da instabilidade laboral, pela desregulação de horários de trabalho, pelo foco nos resultados e produtividade e consequente aumento do ritmo de trabalho. Todos estes processos são desgastantes e podem desencadear respostas de stress nos trabalhadores, com efeitos na sua saúde e na organização.

A formação em Gestão de stress no trabalho pretende servir como uma das medidas de prevenção de riscos e promoção da saúde e bem estar dos trabalhadores, desenvolvendo estratégias que ajudem os trabalhadores a gerir o stress e os fatores de risco associados ao stress.

De acordo com a legislação atual, o empregador deve formar os trabalhadores relativamente aos riscos a que estão expostos no local de trabalho e medidas preventivas a adotar (Lei n.º 102/2009, de 10 de fevereiro).

Destinatários

A ação de formação destina-se a todos os trabalhadores.

Objetivos

No final da ação os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender a resposta de stress
  • Identificar as principais causas promotoras de stress ocupacional ao nível organizacional e extra organizacional
  • Compreender o papel das características individuais na resposta aos fatores de stress
  • Reconhecer os sinais do stress ocupacional
  • Identificar os sintomas do stress e o seu impacto emocional, físico e social
  • Identificar o impacto do stress ao nível da organização
  • Conhecer estratégias para lidar com situações causadores de stress
  • Melhorar o desempenho na gestão pessoal do stress, através da identificação da resposta individual de stress e das estratégias mais adequadas para lidar com o stress (estratégias de coping)

Conteúdos programáticos

Stress
  • Definição de stress e stress ocupacional
  • A resposta de stress: stress bom e stress mau (distress)
Fatores de risco e Fatores protetores do stress ocupacional
  • Stressores e Protetores organizacionais e extra organizacionais
Sinais e Sintomas de stress ocupacional
  • Físicos, fisiológicos, emocionais, cognitivos e comportamentais
Estratégias de atuação
  • Estratégias para lidar com stress ocupacional (estratégias de coping)
Gestão individual do Stress
  • Autoavaliação da exposição individual ao stress
  • Definição de um plano de ação para gestão do stress

Duração

4 horas

Metodologias de formação

Será utilizado o método expositivo e ativo, em alternância, com recurso a técnicas pedagógicas como obdebate em grupo, trabalho individual e role-play, acompanhadas da apresentação de exemplos, ilustrações e vídeos.

Certificação

Serão emitidos Certificados de Formação Profissional de acordo com a Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, através da plataforma SIGO, aos formandos que obtiverem aproveitamento nos critérios de avaliação definidos e estejam presentes na duração total do curso

Datas de realização

Interempresas
21/05/2021

Intraempresa
Sob consulta

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