Gestão dos Riscos Psicossociais nas Organizações

Enquadramento

De acordo com a legislação atual, o empregador deve avaliar e gerir os riscos no local de trabalho, planificando um sistema de prevenção, de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores (Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro).

Sendo que todos os locais de trabalho estão potencialmente expostos a fatores de risco de natureza psicossocial, com potenciais efeitos na saúde e bem estar dos trabalhadores e da organização, a adequada identificação destes riscos e a definição de um plano para os gerir é essencial.

Com esta formação pretende-se apoiar os responsáveis das organizações na identificação dos riscos psicossociais a que a organização poderá estar exposta, na compreensão dos efeitos que esses riscos podem criar e na planificação de estratégias de prevenção e intervenção.

Destinatários

A ação de formação destina-se a responsáveis das organizações e a qualquer pessoa interessada no tema.

Objetivos

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender a importância da gestão dos riscos psicossociais nas organizações
  • Identificar os riscos psicossociais potencialmente presentes na organização
  • Reconhecer os efeitos da exposição aos riscos psicossociais na saúde e bem-estar dos trabalhadores e da organização
  • Identificar estratégias de gestão dos riscos psicossociais na organização

Conteúdos programáticos

Enquadramentos dos riscos psicossociais nas organizações
  • Riscos psicossociais nos locais de trabalho
  • Enquadramento legal dos riscos psicossociais nos locais de trabalho
Efeitos da exposição a riscos psicossociais
  • Stress ocupacional
  • Modelo de resposta de stress
  • Sintomas e efeitos do stress
  • Consequências para o trabalhador
  • Consequências para a organização
Avaliação de riscos psicossociais
  • Identificação de riscos psicossociais potencialmente presentes nos locais de trabalho
  • Processo de avaliação de riscos psicossociais
Gestão de riscos psicossociais
  • Estratégias de prevenção
  • Estratégias de intervenção
  • Envolvimento dos trabalhadores

Duração

4 horas

Metodologias de formação

Serão utilizados os métodos expositivo e ativo, em alternância, com recurso a técnicas pedagógicas como o debate em grupo, estudos de caso e trabalho individual, acompanhadas da apresentação de exemplos e ilustrações.

Certificação

Serão emitidos Certificados de Formação Profissional de acordo com a Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, através da plataforma SIGO, aos formandos que obtiverem aproveitamento nos critérios de avaliação definidos e estejam presentes na duração total do curso.

Datas de realização

Interempresas
20/05/2022

Intraempresa
Sob consulta

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